Como foi a segunda gestação, com uma bebê de 2 anos?

Como será estar grávida sendo mãe de outro pequeno? No meu caso, uma menina linda de 2 anos. No post anterior eu relatei os perrengues da primeira gravidez, e tudo o que aprendi e fiz para lidar com tudo isso e deixar a gestação e principalmente a maternidade mais leve e prazerosa. E nesse post vim relatar quais foram as principais dificuldades da segunda gestação e o que pude fazer para lidar com tudo isso da melhor maneira possível.

Minha primeira filha

Depois do nascimento da minha primeira filha eu estava lidando com muitas coisas: a ansiedade de ter o meu corpo de volta, as noites sem dormir, aprendendo a cuidar de recém nascido, a cobrança de cuidar perfeitamente da bebê, tentando entender que tipo de mãe quero ser e admirando aquela benção tão maravilhosa nos meus braços. Acabei me deixando de lado e me sentindo mal por ter me deixado de lado.

O Retorno

Quando minha filha completou 1 ano de vida eu comecei a fazer terapia pra me ajudar a lidar com tantas emoções e a organizar o turbilhão mental com que eu vivia, que não me permitia descansar. Com o tempo fui conseguindo colocar minha vida de volta nos trilhos, fui cuidado mais de mim, voltei a me exercitar, voltei a me olhar como mulher e não só A MÃE. As roupas voltaram a caber em mim, minha energia estava voltando também, junto com a minha autoestima.

O Susto

Eu estava finalmente voltando a me amar, e a curtir a maternidade. Porém, quando minha filha completou 1 ano e 9 meses eu descubri a minha segunda gravidez. Por descuido? Bom, essa é uma outra história que eu conto NESTE VÍDEO!

Expectativa x Realidade

Nessa segunda gestação eu pensei que lidaria melhor com suas transformações, processos, demandas.

FOI UM ENGANO!

Bom, eu realmente não fiquei tão ansiosa quanto na primeira vez, pelo simples fato de ter uma criança pra cuidar, redirecionando minha atenção para os cuidados da minha primeira filha. Mas ainda assim eu me sentia mal quando olhava no espelho, e acabava pensando “Você de novo!”, de um jeito negativo. 

Preocupações e culpa

Dessa vez o que mais vinha na minha mente eram as seguintes frases: Como será que a mais velha vai reagir? Será que vou dar conta de 2 bebês? Será que sem perceber posso acabar negligenciando um deles?. 

Me sinto culpada por não ter conseguido tirar fotos da barriga mês a mês, de não lembrar com quantas semanas estava, ou com qual fruta correspondente estava o tamanho do bebê naquela semana.

Custo x Recompensa

É solitário, só eu passei por esses questionamentos, justamente porque só eu sou a mãe. 

Precisei fazer todo o acompanhamento dessa gestação praticamente sozinha, porque o marido estava cuidando da mais velha pra mim. E isso ajuda a aumentar a sensação de solidão.

Ser mãe custa muito caro, mas também tem uma das mais caras recompensas.

Não é fácil, nunca é. Mas olhar com olhos positivos para essa experiência, me permite enxergar a beleza da maternidade, e toda a sua importância na minha vida.

A Gratidão

Tive problemas. Minha filha estranhou que eu não tinha tanta energia pra brincar, que o leite do pepeto estava diferente. Cheguei a chorar por ter engravidado tendo uma filha tão nova. O parto foi um sucesso, porém na laqueadura a médica descobriu que eu estava tomada pela endometriose, coisa que eu nem sabia que tinha. A obstetra ficou em choque me falando que não era pra eu ter conseguido engravidar com tanta endometriose. Precisei fazer a remoção da endometriose em caráter de emergência. Foi um parto longo. Fiz 3 cirurgias de uma vez (PARTO – LAQUEADURA – ENDOMETRIOSE).

Mas graças a Deus que nunca me abandonou, deu tudo certo. 

Meu filho nasceu perfeito, minha filha não rejeitou o irmão. E tive ajuda, muita ajuda.

Conclusão

O que posso te dizer diante disso é, confie em Deus. É Dele a força que faz encarar tudo, todos os dias, e ainda ver a beleza na vida.

Claro, Thais! Aqui está a chamada de ação adaptada com um tom mais emocional, acolhedor e íntimo — ideal para conectar com outras mães que estão vivendo ou revivendo essas fases:

💞 Antes de viver tudo isso pela segunda vez…
Minha primeira gestação foi intensa, cheia de aprendizados, medos e descobertas que mudaram minha forma de ver a maternidade.
Se você ainda não leu, te convido a conhecer essa parte da minha história: A minha primeira gravidez
Talvez ela abrace o seu coração como abraçou o meu.

Organize o enxoval do seu bebê sem estresse! Inscreva-se e receba imediatamente o checklist em PDF para verão e inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima